quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Fim de Ano - Parte II

Festa de Escola


Não que todas as pessoas do mundo tenham filhos pequenos, mas pelo menos metade tem sobrinhos, primos ou netos então chega a ser inevitável as festinhas escolares, onde cada um pode mimar o seu rebento realmente achando que ele é o máximo.Então nada mais do que justo prestar uma homenagem a esses pequeninos que tanto nos divertem indo ao seu momento artístico. Por estes dias fui a um festejo somente como observadora e fã de tudo o que uma criança possa fazer e me surpreendi com a dedicação delas. Claro que não é nada comparado a um concurso de miss mirim onde realmente há competição, mas todos eles durante muito tempo se esforçaram. Crianças dançavam a mesma música desde o dia das crianças. Claro que dançar não é bem a palavra, na verdade eles se adaptam ao som e do mesmo modo que passam a curtir a voz da Xuxa acham super legal a da Vanderlea.
Claro, existem aquelas crianças que nasceram para brilhar, são normalmente as que ficam na frente do grupo e que fazem todo mundo rir porque elas são simplesmente fofas, sabem disso e não tem vergonha de mostrar. As mais tímidas ficam atrás, tentando fazer o passo do jeito que a tia ensinou e de preferência perto dela, mas, ao menos que caiam, não serão elas a serem lembradas no dia.
Mesmo assim, eu insisto em dizer que a grande estrela da noite não são as crianças, são os pais e parentes. São eles os que mais torcem gritam e se divertem na noite. Muitas vezes é mais difícil lidar com eles do que com as crianças. Afinal cada gesto do pimpolho merece um flash e quem garante que o fotografo vai dar a atenção suficiente ao seu tão precioso rebento. Só que muitas vezes o tiro sai pela culatra, muitas crianças são de um jeito na frente do pai ou da mãe e de outro com qualquer outra pessoa. Então só de ver o papai pronto para a foto a criança congela, não sabe pra onde vai e fica vagando no mundo obscuro dos que perderam o passo. Outras simplesmente desistem do que estavam fazendo e seguem com seus pais para onde quer que eles vão. Seria poético se não fosse louco.
Meu conselho para esses momentos: siga as regras da escola. Eles já passaram por isso muito mais vezes do que você pensa e conseguem encontrar uma saída para tudo o que se possa imaginar. Confie no fotografo, ele sabe quais são os momentos certos de aparecer na foto e, principalmente, não precisa ficar chamando atenção da criança. Mas caso tirar foto seja liberado e todos os pais estivem no meio da quadra dando valor aos seus prodigiosos dançarinos, vá também, nessa hora ser imitão é a coisa mais certa do mundo, ou você já se esqueceu que o que mais se que de um pai é que ele seja como todos os outros.

Um comentário:

TH disse...

Vc me surpreende a cada postagem no seu blog =]
Tem coisas que a gente nunca vai saber se era melhor ter dito ou não. E outras que a gente nem sabe dizer. Só sentir. O que conseguimos extrair pra colocar no blog é o lado racional transformado em palavras. Agora me diga como traduzir o sabor de uma amizade, os gestos de carinho... Nâo tem como...As vezes o silêncio é melhor que qualquer palavra.

Adoro vc e seu blog! Por mim tá super aprovado =D

Bjão