quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Porque Lili


Hoje eu queria falar o porquê desse apelido e de apelidos em geral. Primeiro lá vai meu nome(aproveitem porque é a ultima vez que eu escrevo):Ana Lívia Oliveira Gomes.

Eis o seu significado:

Ana (hebraico) - Cheia de graça, a benéfica. Esse eu ganhei por ser o nome da minha "santa madrinha", uma tradição familiar mesmo, quando a criança é batizada um pouco mais tarde, escolhe-se um santo que rogue por ela nesse período.

Lívia (latim) - Lívida, pálida (como dá para ver na foto a regra se aplica). Esse foi pelo nome da minha avó materna, Olívia, para não repetir tirou-se o O.

Oliveira (português) - É de origem geográfica, então provavelmente o fundador da minha família tinha uma vasta plantação de azeitona (oliva), ou tinha as características simbólicas existentes sobre a árvore, a Oliveira, nos brasões onde aparece, é o símbolo da paz, de vitória, de fama e glória imortal. Minha origem materna, pelo que eu sei não têm nenhum português próximo.

Gomes (português) - Vem de "Gomoarius" que provavelmente significa "homes de guerra". Então provavelmente era o nome prório de alguém e virou sobrenome de todos os seus descendentes. O ultimo nome do meu pai, que provavelmente veio do pai dele... Também não conheço nenhum lusitano por esses lados.

Como todos são nomes comuns surge a necessidade de criar um apelido. E nome, mesmo que na Certidão cotinue o mesmo, é algo que muda através dos tempos. Pense em você mesmo enquanto eu falo de mim. Quando criança o apelido tem que ser fofinho, no meu caso foi Aninha, como no de tantas outras foi Belinha, Carlinhos, Paulinho, ou até apelido do apelido Danizinha, Gabizinha. Claro que com a evolução, leia-se período escolar, você passe a ter seu nome, mas isso dura pouco, com os colegas você é no máximo um dissílabo: Rê, Fê, Nanda, Leo, Ti, Ni e la vai alfabeto quando não uma sigla ( JJ, JP, PV, DT). Sem falar naqueles que ninguém sabe porque mas todos usam e é algo que acompanha proresto da vida, seja Orelha, Testa, Bam Bam, Pink, Ghost e sabe-se lá o que.

Hoje eu assimo Lili, um apelido que eu mesma fiz, qe me lembra de algo que antes eu não gostava, pois achava que me descaracterizava ( quantos Júniors,Filhos e Netos não sofrem por aí) mas hoje eu sei que foi uma homenagem a uma pessoa forte e valente que não se deixa abater.

Agora participem!

Coloque nos comentários seus apelidos e como eles se tornaram o que são. Também vale falar de alguns que tentaram mas não deu certo ou até mesmo de nome ou sobrenome que por si só é apelido.

Também vale pesquisar o significado do nome pra descobrir mais alguma coisa.

Té mais

3 comentários:

TH disse...

Seja bem vinda ao mundo blogueiro!
Vou confessar uma coisa: eu ADOREI o jeito como vc expôs os seus sentimentos nesses dois primeiros posts do seu blog.
Ah, esse é apenas o comentário de boas vindas, visto já são 23h e amanhã tenho uma prova que preciso de 2...enfim...
To torcendo pra ler novos textos teus.
Ps: Q tal escrever algo pro seu blog irmão-gêmeo? kkkkk
Bjãooo

TH disse...

Ah, e uma pergunta? Pq vc deixou um comentário num texto lááááááá atras do blog?

TH disse...

Ps:Capitão JG é meu pseudônimo.

Ao analisar com mais calma tua primeira postagem, descobri que que seu nome completo significa "Aquela que é cheia de graça, um pouco pálida, que adora plantar azeitonas que foram trazidas pelos homens de guerra" kkkkkkkkkk Ficou interessante... Qualquer dia eu faço o mesmo com meu nome... E sabia que decifraram o segredo do meu nome?! Gerlondson significa(segundo uns filatelistas) "Filho de Gerson" ?